quarta-feira, 30 de julho de 2008

Blog: ferramenta educacional

A matéria de estudo: Quer aprender? Crie um blog, enfatizou a importância da utilização do Blog na educação.É notório o avanço tecnológico e como tal a escola tem o papel de atualizar-se e manter viva a vontade do ensinar e aprender.
O texto de Paloma Cantes mostra que alunos e professores estão usando os diários na internet para partilhar dúvidas, estimular pesquisas e incentivar a troca de informações.
Traballho com informática educativa, percebo durante as aulas o quão a tecnologia é admirada e encantadora para os alunos.
Sou suspeita em falar de Blog. Particularmente é uma ferramenta a qual sou adepta a 2 anos. Desenvolvo um projeto chamado Intercâmbio Virtual, abaixo segue o link para que vocês visitem e deixem um recado, ok?

domingo, 27 de julho de 2008

Falando Sobre Blogs

Ao ler o texto publicado na Revista Época sobre blog como instrumento de trabalho, me reportei a oito anos atrás, quando pela primeira vez ouvi falar sobre a febre dos blogs invadindo a internet. Confesso, foi algo que me chamou atenção e aguçou minha curiosidade. Propus-me então, a decifrar sozinha este mundo que para mim parecia tão distante, já que naquele momento não detinha nenhum conhecimento sobre o assunto.
Comecei uma longa caminhada, lendo, vasculhando, adentrando e estudando o mundo dos blogueiros. Fascinava-me cada blog que adentrava, perdia horas lendo artigos, poesias, pesquisa, dos mais variados temas, vendo fotos, gifs, emoticon, me saltavam os olhos cada movimento feito, ouvia as mais várias músicas, cultura, arte. Apaixonei-me verdadeiramente por este espaço, cada qual com sua forma única.
Quem viveu a experiência a qual vivenciei, sabe que o blog é muito mais que uma ferramenta de trabalho, é um veiculo que desperta em nós capacidades que às vezes julgamos não possuí-las. Decidida a criar meu próprio blog, fui à busca dos conhecimentos técnicos, enviando mensagens à blogueiros, questionando-os, trocando idéias, lendo dicas, verificando qual melhor site para postá-lo. Surgindo assim meu primeiro blog http://educamente.spaces.live.com/ , com eles vieram outros de cunho extremamente pedagógico. A cada escola que trabalhava procurava na medida do possível construir um blog juntamente com meus alunos, postando seus trabalhos, links dos sites sugeridos, espaços para comentários, enfim. Buscando ressaltar o desenvolvimento e o gosto pela busca constante do conhecimento. Destacava a importância do gosto pela leitura, afim que percebessem que para o uso das tecnologias, o navegarem pela internet, haveria a necessidade de serem bons leitores, afim de que não detivessem seu tempo em mera leitura sem sentido, ou apenas se detraíssem com páginas com meras artes visuais sem compreendê-las.
Concordo quando o texto menciona que, “os blogs viraram uma ferramenta pedagógica valiosa. Eles são capazes de aproximar alunos e professores...”, mesmo que este ainda não seja uma realidade da grande maioria de nossos educando, acredito que já percorremos um bom caminho e que em breve este indicie apontado pelo censo escolar será diminuído. Porém cabe aos educadores se prepararem para lidar com essa nova forma de fazer educação.
Postarei aqui o último blog construído na escola que trabalho atualmente.
Educadora Rosimere Cristina Furtado

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Reflexão sobre o blog


Toda pessoa gosta, adora quando é reconhecida pelo que faz, ou pelo que produz. O blog proporciona esta divulgação. Deperta o senso crítico e a produção. O professor que usa essa ferramenta torna-se popular, jovem e bem relacionado com os alunos. Devemos dar acesso aos alunos porque beneficia muito o interesse pelo estudo e aprendizagem, deixando um pouco de lado o esquema de educação tradicional. Também é necessário que exista o acompanhamento e orientação do professor, para que os alunos tenham objetivos a serem atingidos e que não ocorra dispersão no uso desta ferramenta.

PARA QUE SERVE UM BLOG

Um Blog pode servir para vários objetivos. É sempre uma forma de seu autor ou de seus autores se expressarem, de publicarem o que querem ver publicado, e que provavelmente não se enquadraria em qualquer outro meio de comunicação
Um blog pode ser um espaço de divulgação de eventos e notícias.
Um blog pode ser um ponto de encontro. Um blog é um lugar onde se ouve coisas e se possível diz coisas também. Quero saber o que os outros pensam, quero dizer o que eu acho e acredito.
Um blog é uma forma de não estarmos sozinhos. É um diário aberto.
Um blog é um esforço de poucos, às vezes apenas de um, de fazer contato com muitos, promovendo a interface, os links, os encontros virtuais. Com os blogs, os alunos vêem que o resultado de seu trabalho não fica guardado em pastas. "Adorei o fato de outras pessoas terem visto o que fiz", diz Mayara. Segundo Marlene das Dores, que implementou o projeto de blogs, os professores passam a colocar em seus blogs links para páginas interessantes. Isso aguça a curiosidade dos alunos e contribui para a constante reciclagem do educador
Embora seja uma ferramenta eficaz, os blogs ainda estão distantes da maioria dos alunos. Dados do Censo Escolar de 2005 mostram que apenas 30% dos alunos do ensino fundamental têm acesso a computadores. No ensino médio, é pouco mais da metade. O país está em penúltimo lugar em um ranking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em número de computadores por aluno. Aqui, a média é de uma máquina para cada 50 alunos. O recomendável é uma máquina para cada cinco estudantes.
A realidade de nossa escola não é diferente, pois temos 10 computadores para 1500 alunos. Sendo que alguns de nossos professores não tem computador em casa e se tem não sabe usar,como vai incentivar um aluno fazer o que ele não sabe?
Lógico, agora com o curso de Educação Digital em nossa escola só não aprende quem não quer.
Atualmente nossos alunos não têm muito interesse por coisas ligadas à cultura, e a educação; o interesse é mais para os sites de relacionamento e conversação.
Talvez com a criação de blogs em que cada turma possa postar seus trabalhos, o interesse aparece.

Festa Junina Cruz e Sousa

terça-feira, 22 de julho de 2008

Artividade sobre a Leitura da Reportagem Publicada na Revista Época.


Lendo a leitura indicada e vendo o dia a dia nas escolas, percebi a importancia do computador para nosso trabalho. O blog tornou-se um instrumento valioso pedagógicamente. Os alunos mostram-se mais interessados pois percebem que muitos veêm e opinam sobre seus trasbalhos postados, consequentemente trocam informações de forma rápida e eficiente. Os blogueiros obtem atualizações constantes sobre assuntos do seua interesses.
É importante também o professores acessarem blogs, porque os alunos plugados acabam - se identificando com seu professor e passam a confiar mais em seu trabalho.
O Portal Educacional, facilita muito o trabalho do professor e suas aulas não ficam mais restritas a sala de aula.
Todo esse trabalho aguça o interesse e a curiosidade dos educandos e contribui para a reciclagem do educador.
Esta ferramenta veio para facilitar o trabalho pedagógico e instiga os alunos a estudarem mais, portanto a " alfebitização digital" é importante e não devemos ficar fora dessa.
Para que tudas essas vantagens aconteçam é necessário aulas bem elaboradas, professores capacitados nas salas de informática e uma boa campanha que conscientizem os usuários ( professores e alunos ) a acessarem somente aquilo que tragam informações que ajudam no crescimento pessoal.

E a Festa Bombouuuuuu


A festa foi maravilhosa........................

sexta-feira, 18 de julho de 2008

quarta-feira, 16 de julho de 2008

FESTA JULINA


Nossa Festa vai bombar...........e você não pode faltar..............venha prestigiar...........

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Professores Concluintes Curso "Introdução à Educação Digital"

“Aprender para nós é construir, reconstruir,
constatar para mudar o que não se faz sem
abertura ao risco e à aventura de espírito”.
Paulo Freire

PARABÉNS A TODOS PELO EMPENHO E PERSISTÊNCIA!
Multiplicadoras NTE Bque

terça-feira, 8 de julho de 2008


Que a beleza dessa flor faça se faça presente na vida de todos os meus colegas.. Adoro todos!!! Beijos!!!

apresentação


A vida







EDNA E ELIZALANDE


NÃO IMPORTA A COR DA ROSA , OQUE IMPORTA É SEU PERFUME.

Agradecimento


As nossas mentoras do curso, nosso muito obrigado pela paciência e dedicação.
Foi maravilhoso e com certeza atribuiu muito ao nosso crescimento pessoal e profissional.
Fica nosso carinho e agradecimento.

Até o próximo encontro!!!

Mere Furtado e Janaina Vanunci

Fim de curso


Júnior

A vida é uma eterna batalha.
Ser feliz a nossa grandiosa vitória!

Querida amiga Carmem parabéns por ser a cabeça desde blog...pois não teria pessoa melhor para gerenciá-lo..
Bjux doces em seu coração!


final de CURSO


Concluimos de maneira proveitosa.Diante de muitas informações foi possível aproveitar bem para tornarmos aptos ao uso correto desta fantástica máquina.

Cidinho, Rosane e Sandra.

Quando vai ser...

a festa?

Festa.

Que Bom! Hoje a noite vamos encontrar nossos amigos. Estou ansiosa.

Conclusão

Hoje temos a conclusão da 1ª parte do curso de Educação Digital..........Já encomendei os aperitivos e os vinhos, espero que todos curtam prá valer. Após a festa postaremos as fotos...............Até lá..........

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Curso Proinfo/ NTE "Introdução à Educação Digital"

Caros Professores,

Este Blog foi criado com o objetivo de socializar a prática pedagógica de cada um de vocês, bem como, trabalhos realizados com alunos.

Esta ferramenta possibilitará também a interação com outros profissionais da educação e escolas.

NTE Brusque