segunda-feira, 29 de abril de 2013

No dia 24 de abril foi realizado em nossa Escola a CONAE (Conferencia Nacional de Educação). Neste dia os professores, Orientadores, e demais funcionários da escola, juntamente com alguns alunos e pais, estudaram os sete eixos  sugeridos pela CONAE. Os temas foram analisados em grupos e depois apresentados e debatidos por todos.

Seguem as fotos:












terça-feira, 23 de abril de 2013

CONAE - Conferência Nacional de Educação

Amanhã, dia 24/04 não haverá aulas, o motivo é a realização do CONAE na Escola (Conferência Nacional de Educação). Os professores, juntamente com alunos e pais, estarão reunidos para discutir temas relacionados à educação. Os alunos já realizaram atividades relacionadas a eixos que serão discutidos amanhã.
 
O dia da CONAE na Escola é uma conferência livre presencial, entendida como espaço de encontro de formação, comunicação e mobilização social. A ação é preparatória para as Conferências Municipais, Estadual e Nacional.
 
Entre os participantes desta Conferência Livre estão: pais, professores, alunos, entidades democráticas (APP, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil) e demais associações existentes na comunidade.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia do Índio

Atividades realizadas pela professora Nora com o 5º ano, referentes ao dia do índio. Ficaram lindos...
 






19 de abril - DIA do ÍNDIO

 
 
 
Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estimava-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios.
Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes.
Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada, atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil.
Contando os que vivem em centros urbanos, a população indígena ultrapassa os 300.000. No total, quase 12% do território nacional pertence aos índios.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas. Atualmente existem apenas 180. Cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes têm menos de 200 pessoas..
Hoje em dia, o que parecia impossível está acontecendo: o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais. A taxa de crescimento da população indígena é de 3,5% ao ano, superando a média nacional, que é de 1,3%.
 

 
 
Origem do Dia do Índio
O dia 19 de abril é lembrado como dia do Índio, devido a um acontecimento ocorrido em 1949 no México, no qual diversas lideranças indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.
Preocupados que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos” no congressos os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, que tem como objetivo principal cuidar dos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.



18 DE ABRIL - DIA DO LIVRO INFANTIL

No dia do Livro Infantil, os alunos do 1º  ao 7º ano participaram de diversas atividades no Anfiteato Leda Regina de Sousa, e tiveram a oportunidade de assistir a apresentações e peças de teatro em homenagem ao dia do Livro Infantil.
Confira nas fotos a seguir:
 















 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

18 de abril - Dia do Livro Infantil

 
 
 
Hoje é comemorado o DIA DO LIVRO INFANTIL, esse dia foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato. “Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
 
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
_______________________________________________________________________
 
 
A E.E.B. Cruz e Sousa participou no dia 12/04 no anfiteatro Leda Regina de Souza do início das atividades relacionadas ao Dia do Livro Infantil, promovido pelo SESC. Neste dia foi apresentada a peça de teatro: Baú de Histórias - Devoadores de Livros (Grupo de teatro de Itajaí - SC).







 
 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Semana do Livro Infantil


 
Dia 18 de abril é comemorado o Dia do Livro Infantil...
Seguem abaixo alguns exemplos de atividades que podem ser trabalhadas essa semana...