Um Blog pode servir para vários objetivos. É sempre uma forma de seu autor ou de seus autores se expressarem, de publicarem o que querem ver publicado, e que provavelmente não se enquadraria em qualquer outro meio de comunicação
Um blog pode ser um espaço de divulgação de eventos e notícias.
Um blog pode ser um ponto de encontro. Um blog é um lugar onde se ouve coisas e se possível diz coisas também. Quero saber o que os outros pensam, quero dizer o que eu acho e acredito.
Um blog é uma forma de não estarmos sozinhos. É um diário aberto.
Um blog é um esforço de poucos, às vezes apenas de um, de fazer contato com muitos, promovendo a interface, os links, os encontros virtuais. Com os blogs, os alunos vêem que o resultado de seu trabalho não fica guardado em pastas. "Adorei o fato de outras pessoas terem visto o que fiz", diz Mayara. Segundo Marlene das Dores, que implementou o projeto de blogs, os professores passam a colocar em seus blogs links para páginas interessantes. Isso aguça a curiosidade dos alunos e contribui para a constante reciclagem do educador
Embora seja uma ferramenta eficaz, os blogs ainda estão distantes da maioria dos alunos. Dados do Censo Escolar de 2005 mostram que apenas 30% dos alunos do ensino fundamental têm acesso a computadores. No ensino médio, é pouco mais da metade. O país está em penúltimo lugar em um ranking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em número de computadores por aluno. Aqui, a média é de uma máquina para cada 50 alunos. O recomendável é uma máquina para cada cinco estudantes.
A realidade de nossa escola não é diferente, pois temos 10 computadores para 1500 alunos. Sendo que alguns de nossos professores não tem computador em casa e se tem não sabe usar,como vai incentivar um aluno fazer o que ele não sabe?
Lógico, agora com o curso de Educação Digital em nossa escola só não aprende quem não quer.
Atualmente nossos alunos não têm muito interesse por coisas ligadas à cultura, e a educação; o interesse é mais para os sites de relacionamento e conversação.
Talvez com a criação de blogs em que cada turma possa postar seus trabalhos, o interesse aparece.