domingo, 27 de julho de 2008

Falando Sobre Blogs

Ao ler o texto publicado na Revista Época sobre blog como instrumento de trabalho, me reportei a oito anos atrás, quando pela primeira vez ouvi falar sobre a febre dos blogs invadindo a internet. Confesso, foi algo que me chamou atenção e aguçou minha curiosidade. Propus-me então, a decifrar sozinha este mundo que para mim parecia tão distante, já que naquele momento não detinha nenhum conhecimento sobre o assunto.
Comecei uma longa caminhada, lendo, vasculhando, adentrando e estudando o mundo dos blogueiros. Fascinava-me cada blog que adentrava, perdia horas lendo artigos, poesias, pesquisa, dos mais variados temas, vendo fotos, gifs, emoticon, me saltavam os olhos cada movimento feito, ouvia as mais várias músicas, cultura, arte. Apaixonei-me verdadeiramente por este espaço, cada qual com sua forma única.
Quem viveu a experiência a qual vivenciei, sabe que o blog é muito mais que uma ferramenta de trabalho, é um veiculo que desperta em nós capacidades que às vezes julgamos não possuí-las. Decidida a criar meu próprio blog, fui à busca dos conhecimentos técnicos, enviando mensagens à blogueiros, questionando-os, trocando idéias, lendo dicas, verificando qual melhor site para postá-lo. Surgindo assim meu primeiro blog http://educamente.spaces.live.com/ , com eles vieram outros de cunho extremamente pedagógico. A cada escola que trabalhava procurava na medida do possível construir um blog juntamente com meus alunos, postando seus trabalhos, links dos sites sugeridos, espaços para comentários, enfim. Buscando ressaltar o desenvolvimento e o gosto pela busca constante do conhecimento. Destacava a importância do gosto pela leitura, afim que percebessem que para o uso das tecnologias, o navegarem pela internet, haveria a necessidade de serem bons leitores, afim de que não detivessem seu tempo em mera leitura sem sentido, ou apenas se detraíssem com páginas com meras artes visuais sem compreendê-las.
Concordo quando o texto menciona que, “os blogs viraram uma ferramenta pedagógica valiosa. Eles são capazes de aproximar alunos e professores...”, mesmo que este ainda não seja uma realidade da grande maioria de nossos educando, acredito que já percorremos um bom caminho e que em breve este indicie apontado pelo censo escolar será diminuído. Porém cabe aos educadores se prepararem para lidar com essa nova forma de fazer educação.
Postarei aqui o último blog construído na escola que trabalho atualmente.
Educadora Rosimere Cristina Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário