domingo, 10 de agosto de 2008

O blog como ferramenta pedagógica na educação




O blog tem se tornado uma febre entre as crianças, jovens e adolescente. E esta febre começa a contagiar professores e educadores, que já vêem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada.
Vejo que não há limite para a utilização dos blogs nas escolas. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que estas páginas exercem sobre os jovens. É preciso apenas que nós professores se apropriemos dessa linguagem e exploremos com nossos alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. Não podemos ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que nossos alunos dominam. Mas cabe sim a nós professores direcionar nossas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor.
Desde o debate de temas atuais até a divulgação de projetos escolares: em todas as disciplinas é possível utilizar o blog como ferramenta pedagógica.Há diferentes tipos de blogs educacionais que podemos criar com os nossos alunos, tais como: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos.
Por Profº Aláudio Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário