segunda-feira, 24 de outubro de 2011

AULA DE ARTES

VAN GOGH

A professora de Artes das Séries Iniciais Daiana Berlinck, juntamente com seus alunos da primeira série, elaboraram uma Releitura da Obra de Vicent Van Gogh chamada "Os girassóis".



O trabalho de releitura de uma obra proporciona ao aluno desenvolver sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto na realização de formas artísticas quanto na ação de apreciar, conhecer e refletir sobre as formas produzidas por ele.


Foi gratificante o resultado deste trabalho tanto que surgiu a montagem de um mural com tons de amarelo e marrom que mostra um mundo belo e cheio de esperança.




A OBRA DE VAN GOGH E UM POUCO DE SUA HISTÓRIA!!!

Vicent van Gogh é exemplo clássico de fracasso em vida. Vendeu uma só única tela em toda a sua existência. Quanto a isto, profetizou: “Não posso evitar o fato de que meus quadros não sejam vendáveis. Mas virá o tempo em que as pessoas verão que eles valem mais que o preço da tinta”.

Sobreviveu de favores, de mesadas pagas pelo irmão Théo ou Theodorus. Apaixonou-se quando jovem por uma prima, mas não foi correspondido. Para provar à família o alcance de sua paixão, deixou-se queimar em uma chama de vela e pela primeira vez foi chamado de louco...

Durante os primeiros dois anos, ele somente desenhava, procurando aprender a arte. Van Gogh ainda lutava com problemas de proporção e posicionamento de formas.

Em seu óleo sobre tela, “Girassóis”, de 1888 (92,1 × 73 cm), exposto na National Gallery, em Londres, mostra cores vibrantes e quase espanta o espectador com o vaso cheio de flores – o qual decorava seu quarto, na casa alugada em Arles.

Contudo, na época que pintou “Girassóis”, o mundo interior de Van Gogh fugia de seu próprio controle, o que é demonstrado na superfície do quadro, que parece agitada, refletindo o estado de espírito do artista, que se aproximava do fim trágico da sua vida.

Vicent van Gogh morreu na cidade de Arles, França, depois de disparar um tiro no peito. A arma emprestada, mediante o argumento de que serviria para espantar os corvos. Horas antes de morrer teria dito ao irmão Théo: “A miséria triunfou mais uma vez. A fome...!”

Alguns dias depois de pintar outra tela, Van Gogh sente-se extremamente deprimido e retorna à tarde ao campo de trigo, onde dá o tiro no peito... Ele é socorrido, mas não resiste, sendo sepultado em 30 de julho de 1890.



Cabe, por fim, ressaltar que Cornelius, irmão de van Gogh, também se suicidou e que sua irmã Wilhelmina morreu louca, internada em um hospício, reforçando a ideia de que havia um componente familiar genético na doença de van Gogh – a psicose maníaco-depressiva, hoje, chamada de distúrbio bipolar do humor...


o seu túmulo e do seu irmão.
-----------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário