sexta-feira, 8 de março de 2013

Dicas de Português: O que falar?

Nunca Diga:
- Menas (sempre menos)
- Iorgute (iogurte)
- Mortandela (mortadela)
- Mendingo (mendigo)
- Trabisseiro (travesseiro)
- Cardaço (cadarço)
- Asterístico (asterisco)
- Meia cansada (meio cansada)
Lembre-se:
Mal - Bem
Mau - Bom
Trezentas gramas (a grama pode ser de um pasto). Se você quer falar de peso, então é "o" grama: trezentos gramas.
Di menor, di maior: é simplesmente maior ou menor de idade).
Beneficiente (beneficente - lembre-se de Beneficência Portuguesa)
O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.
Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino!
A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA que vem de germinar, nascer, brotar.
O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.
Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA.
FAZ dois anos que não o vejo e não FAZEM dois anos.
HAVIA muitas pessoas no local e não HAVIAM.
PODE HAVER problemas e não PODEM HAVER....(os verbos fazer e haver são impessoais!!)
PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA.
A PARTIR e não À PARTIR.
O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.
POR ISSO e não PORISSO (muito comum nas páginas de recado do orkut, junto com o AGENTE pode marcar algo... Se é um agente, ele pode ser secreto, aduaneiro, de viagens...)
A GENTE = NÓS
O certo é CUSPIR e não GOSPIR.
HALL é RÓL não RAU, nem AU.
Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer...
Mim não conjuga verbo, apenas "eu, tu, eles, nós, vós, eles".
Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (do, ré, mi, etc.)
As pronúncias: CD-ROM é igual a ROMA sem o A. Não é CD-RUM nem CD-pinga, CD-vodka etc. ROM é abreviatura de Read Only Memory - memória apenas para leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário