terça-feira, 11 de junho de 2013

13 DE JUNHO - ANIVERSÁRIO DE TIJUCAS, 153 ANOS

Histórico

A história de Tijucas começa em 1530, com a chegada do navegador veneziano, Sebastião Caboto a serviço da Espanha, aportando na foz do rio Tijucas. Os primeiros colonizadores foram os índios carijós (índios mansos e industriosos) e que deram o nome de Ty Yuca para designar o Vale do rio Tijucas na língua guarani.


Através da lei 271, de 4 de maio de 1848, foi criada a freguesia de São Sebastião da Foz do Tijucas grande, na qual o engenheiro militar João de Souza Melo e Alvim fez a planta para a sua povoação. Tal plano não foi seguido, pois alguns anos depois, o próprio Alvim relata ao presidente da província que a população de Tijucas constrói as casas em completa desordem, não havendo alinhamento algum, e que as condições da barra do rio estavam precárias. Apesar disto, o comércio na freguesia cresce e é grande o movimento de exportação dos diversos tipos de madeira de lei, além da produção de farinha, arroz, feijão e açúcar grosso.

Nesta mesma data, criou-se a paróquia com a denominação de São Sebastião da Foz do Tijucas Grande. Foi nomeado o primeiro pároco na pessoa de Pe. João Antônio de Carvalho que assumiu somente em 1852. Em meados do século XIX, através da lei 404 de 4 de abril de 1859, constituiu-se o município de São Sebastião de Tijucas, elevada de freguesia a categoria de Vila (Município), passa-se para sede a que assentamos até então em Porto belo, logo que prontificada a casa para as sessões da câmara de vereadores. Com a vinda dos imigrantes italianos, o primeiro descendente italiano a pisar em Tijucas no ano de 1870 foi o padre Nicolau Barone Gallotti e Benjamim Gallotti em 1875. O comércio do vale expande-se e são construídas estradas entre os povoados embora persistisse o problema do assoreamento da barra do rio impedindo a entrada de pequenos navios.

A urbanização começa a mudar o perfil da cidade no governo de João Bayer Filho em 1.922, delineando todas as ruas, logradouros e bairros da cidade. Atualmente o perímetro urbano de Tijucas é formado pelo Bairro de Santa Luzia, Praça, Sul do Rio, Centro, Joáia, Universitário e XV de Novembro. A cidade de Tijucas nasceu onde é hoje o Bairro da praça. A cidade está dividida em duas áreas distintas: o lado leste e o oeste da BR 101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário