quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Curso de Formação continuada: Diversidade, Educação Ambiental no Currículo da Educação Básica

Entre os dias 01 a 05 de setembro de 2014 aconteceu o Curso de Formação continuada:

Diversidade, Educação Ambiental no Currículo da Educação Básica, princípios educativos da Proposta Curricular de Santa Catarina, em Florianópolis. 

A 16ª Gered participou com um grupo de professores e discutiram as Leis:

Lei 11.645/08 obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena nas nossas instituições de ensino. Reforça ainda que se deva ensinar a história e a cultura africana e afro-brasileira, preceitos antes estabelecidos com a lei 10.639/03.

Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

Lei 11.525/07 Orienta o estudo do ECA na escola. Acrescenta § 5 para incluir conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes no currículo do ensino fundamental.

Lei No 9.795/99 que institui a Educação Ambiental no Brasil - que é a base da resolução No 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental - para que docentes possam aprimorar suas práticas tornando a Educação Ambiental interdisciplinar, em todas as séries e em todas as disciplinas, bem como em todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior.

E criaram um Plano de Ação para implementar no currículo escolar esses saberes.

Um grupo no Facebook foi criado para haver discussões sobre o assunto e melhor contatar os professores, palestrantes, membros da SED e Gered: Grupo da Diversidade e Educação Ambiental da 16 GERED – Brusque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário