quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Experiências com a Profª Aparecida Márcia

Alunos da 1º4 do Ensino Médio

Experiências realizadas no dia 17-11-2014

Indicador de ácidos e bases: Fenolftaleína (Roziani, Natalia e Thayna)

Colocar em um frasco:

                Amoníaco e fenolftaleína (rosa), isto ocorre porque a fenolftaleína quando misturada ao amoníaco (base) apresenta cor rosa. Depois de feita a mistura, borrifamos em um pano branco e este ficou com manchas rosa, e após este procedimento utilizamos um secador e verificamos que a manchas sumiram, isto se deve a evaporação do amoníaco e como a fenolftaleína não reage mais com a base o pano fica branco.


     






 Cromatografia de papel (Alunas: Maiara e Roberta)

                É uma técnica de separação e de análise de substâncias em solução, mediante um processo em que se realizam adsorções (ou repartições) seletivos. Efetua-se fazendo passar uma solução (líquida ou gasosa) através de uma fase estacionária, onde se efetua o procedimento de separação. A solução recebe a denominação de fase móvel.

Experimento
              O colorido das tintas se obtém, geralmente, de pigmentos colhidos de terras raras (grupo de elementos químicos). As tintas coloridas usadas em canetas são obtidas por convenientes misturas desses pigmentos dissolvidos em solventes próprios, sendo que a cor obtida é o resultado visual dessa composição de pigmentos coloridos. Tais tintas, de modo geral, são insolúveis em água, mas solúveis em álcool. É a solubilidade dessas tintas (pigmentos) em álcool que utilizaremos nesse experimento.


(Profª Aparecida Márcia - Disciplina de Química)

Nenhum comentário:

Postar um comentário