Em 02/04 realizamos um
grande encontro com todos os cursistas do Vale, no Anfiteatro Leda
Regina em Tijucas, para estudar o caderno de Matemática.
Tivemos como mediadora a
Professora Patricia Boratti – habilitada em Matemática e Física.
Em 09/04, trabalhamos o
caderno V – Linguagens, neste dia tivemos a participação de todos
os professores da área de Linguagens da Escola.
O Professor Maurioni de
Seouza, cursista do PNEM, habilitado em Lingua Portuguesa, Literatura
Brasileira e Língua Inglesa, trabalhou os vários conceitos que o
caderno trata, dando algumas opções de desenvolvimento de projetos.
Depois de muitos esclarecimentos e trocas de experiências, definimos
com o grupo o desenvolvimento de alguns projetos:
Profª Sandra: Espanhol –
Patrimônio Histórico
Tijucas X uma cidade da
Espanha.
Profª Raquel: Lingua
Portuguesa – Quem sou?
Arte na foto, com
produção de texto.
Profª Lucimary: Lingua
Portuguesa – Quem sou?
Produção de vídeos.
Profª Ivana: Artes e
Profº Paulo: Ed. Física – Expressão Corporal
Fotos em movimento.
No dia 09/04 realizamos
nosso último encontro desta 2ª etapa, fizemos uma avaliação geral
do curso e discutimos o Conselho de Classe: Uma reflexão para uma
nova construção.
Tivemos muitos
aprendizados neste período dos encontros presenciais e também dos
momentos a distância. Aprendemos, reaprendemos, construímos,
reconstruímos, desconstruímos alguns conceitos e pensamentos.
Acreditamos ser
necessário reorganizar os tempos e os espaços escolares para
podermos obter um currículo que estimule o protagonismo dos
estudantes no seu próprio desenvolvimento e aprendizagem, ao mesmo
tempo em que promova a integração dos conhecimentos de todas as
áreas de conhecimento, articulados pela dimensão do trabalho,
cultura, ciência e tecnologia.
O desejo é reorganizar o
currículo da escola e suas práticas para que ela, de fato, se torne
um local de acolhimento de expectativas, ansiedade e de sonhos, ao
mesmo tempo em que propicie espaços, tempos e atividades adequadas a
aprendizagem e ao desenvolvimento humano a que os estudantes tem
direito.
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