terça-feira, 5 de maio de 2015

PNEM

Em 02/04 realizamos um grande encontro com todos os cursistas do Vale, no Anfiteatro Leda Regina em Tijucas, para estudar o caderno de Matemática.
Tivemos como mediadora a Professora Patricia Boratti – habilitada em Matemática e Física.










Em 09/04, trabalhamos o caderno V – Linguagens, neste dia tivemos a participação de todos os professores da área de Linguagens da Escola.
O Professor Maurioni de Seouza, cursista do PNEM, habilitado em Lingua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Inglesa, trabalhou os vários conceitos que o caderno trata, dando algumas opções de desenvolvimento de projetos. Depois de muitos esclarecimentos e trocas de experiências, definimos com o grupo o desenvolvimento de alguns projetos:

Profª Sandra: Espanhol – Patrimônio Histórico
                        Tijucas X uma cidade da Espanha.

Profª Raquel: Lingua Portuguesa – Quem sou?
                         Arte na foto, com produção de texto.

Profª Lucimary: Lingua Portuguesa – Quem sou?
                             Produção de vídeos.

Profª Ivana: Artes e Profº Paulo: Ed. Física – Expressão Corporal
                                                        Fotos em movimento.




No dia 09/04 realizamos nosso último encontro desta 2ª etapa, fizemos uma avaliação geral do curso e discutimos o Conselho de Classe: Uma reflexão para uma nova construção.
Tivemos muitos aprendizados neste período dos encontros presenciais e também dos momentos a distância. Aprendemos, reaprendemos, construímos, reconstruímos, desconstruímos alguns conceitos e pensamentos.
Acreditamos ser necessário reorganizar os tempos e os espaços escolares para podermos obter um currículo que estimule o protagonismo dos estudantes no seu próprio desenvolvimento e aprendizagem, ao mesmo tempo em que promova a integração dos conhecimentos de todas as áreas de conhecimento, articulados pela dimensão do trabalho, cultura, ciência e tecnologia.
O desejo é reorganizar o currículo da escola e suas práticas para que ela, de fato, se torne um local de acolhimento de expectativas, ansiedade e de sonhos, ao mesmo tempo em que propicie espaços, tempos e atividades adequadas a aprendizagem e ao desenvolvimento humano a que os estudantes tem direito.

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